Severino Omena não tinha ideia do que era análise de risco no Trabalho. O desrespeito às normas de segurança pode custar a vida ou transformá-la para sempre. Severino desconhecia os perigos, não gostava de usar equipamento de proteção e quando achou que ia se dar bem na construção civil, perdeu de vez a condição de trabalhar.
Num acidente de trabalho perdeu de vez as mãos e as pernas. Você tem ideia do que é viver sem braços e pernas? Não conseguir pegar mais um garfo para comer ou se vestir?
Os riscos estavam próximos de Severino Omena e ele não percebeu nada. Decidiu ser pedreiro e em 2011 resolveu construir sua primeira obra. Uma casa no bairro do Grajaú, em São Paulo. Já estava na segunda laje quando o acidente aconteceu.
Ele tinha pouca experiência e não compreendia a importância dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Analisar o risco a sua volta é alto muito importante no momento do trabalho. Ao manusear a barra de ferro Severino não observou, não olhou para o lado da rua e isso lhe custou muito caro. A atenção, o foco, a total concentração no que está se fazendo é algo muito importante para não sofrer acidentes de trabalho.
Quantos trabalhadores estão desligados, cansados ou com o pensamento em outro lugar. É necessário total senso de presença e estar atento a tudo a sua volta. Um segundo pode custar uma vida ou um pedaço do seu corpo. Faça diferente de Severino Omena. Use seus sentidos para analisar todos os riscos. Onde estava o pensamento de Severino naquele momento?
Um vacilo, um momento de distração, fazer tudo no automático, não ser ensinado por alguém para prestar atenção, como uma criança que ensinamos a atravessar a rua, pode ser algo muito danoso e de impacto gigantesco.
Sem perceber, encostou a barra de ferro que segurava nas mãos, na rede de alta tensão. Recebeu uma descarga elétrica de 13.800 volts. Sem informação, sem treinamento, sem equipamentos de proteção ele foi queimado e ficou gritando pelo socorro. Demorou, mas o helicóptero chegou.
No hospital o que aconteceria com ele? Severino conta na palestra que ouviu muitas vezes do médico que seria necessário amputar braços e pernas várias vezes. Sempre foi tirando um pedaço para poder salvar o resto. Afinal, as partes iam necrosando, morrendo. De uma hora pra outra, ele, um homem forte e saudável, perdeu os quatro membros.
Sua esposa Josefa Omena entrou em desespero, pois era Severino que cuidava de tudo em casa. Quanta dor, quanta tristeza e dilemas a serem vencidos por ela, pelos filhos e netos.
Quando voltam para casa o que fazer? Como Severino iria fazer somente com a cabeça e o tronco? Como andar? Como comer e se movimentar? Josefa cuidaria como de um homem nessa condição?
A família sobre um abalo sem precedentes e todos precisam se adaptar. Josefa também narra na palestra como foi viver tudo isso. São 60 minutos de muita história, muito ensinamento e muita lição de vida. Principalmente ensinando a se fazer tudo corretamente no trabalho na indústria, em qualquer tipo de empresa, no trânsito e na vida.
Severino Omena já realizou mais de 700 palestras levando sua história de vida e as lições que aprendeu com seu acidente de trabalho. É integrante da equipe da SIPAT PALESTRA.
Venha conhecer nossos outros palestrantes Clique aqui
Peça seu orçamento! Converse conosco pelo Whatsapp 43 99604-5878