O maquinário pode expor as pessoas à uma série de riscos como mutilação, queimadura, radiação, ruído e acidentes fatais.
A norma regulamentadora NR-12 do Ministério do Trabalho e Previdência estabelece as diretrizes para o trabalho seguro.
É uma norma extensa que orienta todos os passos para a prevenção de acidentes com máquinas e equipamentos na indústria.
A empresa tem o dever legal de respeitar as orientações que assegurem a vida e a integridade dos trabalhadores desde o momento da compra do maquinário, na instalação, nos treinamentos, na definição dos protocolos de operação e nos procedimentos para a manutenção.
Pra cumprir as exigências em todas as etapas é muito importante:
Cabe aos trabalhadores:
5 tipos de acidentes comuns com máquinas e equipamentos
1-Choque elétrico
Os acidentes por choque elétrico estão entre as ocorrências mais comuns e violentas. Podem causar queimaduras, desmaios, lesões musculares, sensação de formigamento, mutilação e morte.
O risco não é só para os eletricistas. Falhas nas máquinas ou equipamentos de proteção podem trazer consequências para qualquer colaborador.
Uma situação de grande perigo é o momento de reparo ou manutenção de máquinas e equipamentos.
A NR-12 traz uma série de recomendações para afastar o perigo.
2-Cortes e prensamento de membros
Em indústrias onde é rotina o uso de equipamentos como tornos, prensas, guilhotinas e serras, o risco do operário se cortar, sofrer uma perfuração, esmagamento ou até amputação de membros é alto.
Veja algumas ações preventivas essenciais:
3-Impacto de máquinas ou peças
Este tipo de acidente acontece quando o trabalhador é atingido por alguma máquina ou peça de equipamento que ele mesmo ou um colega está utilizando.
A falta de habilidade, desatenção ou defeito em máquinas em movimento pode causar diversos tipos de impacto, até atropelamento.
No caso de trabalho em altura, peças ou o próprio equipamento podem cair sobre outra pessoa.
4-Aprisionamento
Em muitos maquinários como esteiras para a movimentação de materiais pode haver pontos com perigo de aprisionamento e agarramento em correias, acoplamentos, roletes, entre outros.
Plataformas (gaiolas ou cestos) usadas em alguns tipos de operação industrial também oferecem riscos de aprisionamento e acidentes fatais.
5-Queimaduras
O perigo de queimaduras deve receber atenção em qualquer ambiente de trabalho.
Mas o grau de risco é maior dependendo do segmento industrial.
Aqueles que operam com energia elétrica e produtos químicos, usam fornos e caldeiras correm grande perigo.
Em suas palestras Mario Christ e Joel Moura mostram o resultado ao não atentarem para as regras de segurança no trabalho e hoje pagam um alto preço em suas vidas.
Fontes: