Trata-se de um sistema para bloquear energia perigosa antes de realizar qualquer conserto ou manutenção em máquinas e equipamentos.
A interrupção da transmissão de energia é efetuada nos componentes de seccionamento, com sinalização específica de advertência.
Um profissional treinado e habilitado deve ser encarregado do procedimento que garante segurança total para os serviços de manutenção preventiva ou reparo.
É a certeza de que a máquina só será religada à energia elétrica quando a tarefa estiver finalizada, evitando imprevistos.
Por melhor que seja o histórico de acidentes numa empresa, não se pode negligenciar a prevenção.
Uma tarefa realizada rotineiramente sem problemas, pode a qualquer momento gerar uma ocorrência grave de ferimento ou morte, caso os requisitos de segurança não tenham sido cumpridos.
Como bloquear a transmissão de energia em máquinas e equipamentos?
O bloqueio de energia elétrica durante serviço de manutenção de máquinas ou equipamentos é possível por meio de um dispositivo de bloqueio ou travamento, um cadeado industrial de segurança com cartão de identificação
O uso correto depende de avaliação preliminar para identificar os pontos exatos que devem receber o dispositivo.
Definidos os pontos, cria-se um protocolo de bloqueio que seve ser seguido à risca pelos colaboradores e responsáveis.
Bloqueio de energia elétrica é dever previsto em lei
O esquema de bloqueio e etiquetagem na indústria é obrigatório por lei e está descrito em diversas normas regulamentadoras editadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
A norma NR-10 , que determina medidas de segurança em instalações e serviços de eletricidade, explica a forma correta de bloquear e desbloquear a transmissão de energia elétrica.
A lei determina uma sequência de ações para interromper a transmissão de energia elétrica antes de liberar o início do trabalho.
A mesma norma estabelece o procedimento dereenergização:
As NR- 12 e NR-33 também são referências para implantar o sistema de bloqueio de máquinas e equipamentos nas empresas.
Prevenir só traz benefícios
O respeito às exigências cumpre o objetivo primordial de evitar acidentes e também contribui para a produtividade.
Manter equipamentos e máquinas em bom estado de funcionamento, planejando manutenção preventiva e reparos de forma rápida e segura, reduz os transtornos para a produção.
O Brasil é campeão em acidentes de trabalho, está em quarto lugar no ranking dos países com pior segurança.
A energia elétrica quando mal utilizada pode matar e mutilar.
Investir em sistemas de bloqueio e etiquetagem é trabalhar pela vida e evitar danos imensuráveis para as famílias e para as empresas.
Em suas palestras Mario Christ e Joel Moura mostram o resultado ao não atentarem para as regras de segurança no trabalho e hoje pagam um alto preço em suas vidas.
Fonte: