Como lidar com o abalo psicológico da família após um acidente de trabalho?
O trauma causado pelo acidente de trabalho na família da vítima exige assistência psicológica imediata para auxiliar na superação.

O acidente de trabalho é um episódio dramático para a vítima e a família dela.  Cada pessoa reage à sua maneira, mas todas sofrem o abalo psicológico e emocional com o impacto provocado pela dor de um acidente com morte ou que deixa sequelas graves.

Como lidar com o abalo psicológico da família após um acidente de trabalho?
Jane Peralta e Flavio Peralta viveram na pele a experiência de como o acidente de trabalho afeta a vida de todos da família

Insegurança, tristeza, revolta, sensação de impotência, estresse e desânimo são alguns sentimentos que costumam se manifestar com intensidade.

A situação demanda apoio psicossocial urgente.

A assistência psicológica após acidente de trabalho grave é essencial para lidar com o trauma e conseguir, ao longo do tempo, superar os acontecimentos e retomar a vida.

A terapia ajuda em muitos aspectos:

  • No fortalecimento do vínculo familiar
  • Na aceitação de que não estamos no controle de tudo
  • Na descoberta de formas de aliviar a dor e facilitar a convivência
  • Na construção do diálogo, estimulando que todos falem francamente sobre como estão se sentindo
  • Na capacidade de exercitar a empatia

Reaprendendo a viver

Os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais impactam totalmente a dinâmica familiar.

Perder alguém muito próximo é uma experiência devastadora. De algum modo se perde um pouco da própria identidade.

Entre o tempo de doer e o tempo de curar existe um longo período de transição a ser enfrentado. Todas as pessoas do convívio familiar são afetadas.

Do mesmo modo é extremamente difícil lidar com as consequências de um acidente que não mata, mas deixa sequelas permanentes, reduz a capacidade para o trabalho e rouba a autonomia do indivíduo.

Aceitar viver com uma limitação física repentina é um processo de superação e reaprendizado muito complexo.

Em casos de doenças associadas ao trabalho como depressão e ansiedade, entre outras, a vida familiar também perde o equilíbrio.

Além do apoio psicológico, alguns vão precisar de tratamento psiquiátrico para se recuperar.

Por isso é muito importante estar atento aos próprios sentimentos e ao comportamento dos demais para pedir ajuda ou ajudar o outro.

Os familiares têm de fazer renúncias para assumir os cuidados com a pessoa incapacitada. Uma responsabilidade que exige bastante, obriga a passar por momentos de constrangimento, desconforto e esforços físicos, às vezes, extenuantes.

Tudo fica ainda mais difícil quando o acidentado se revolta, entra em depressão e, em casos extremos, se torna uma ameaça para a própria vida.

A desinformação e o despreparo de muitas empresas e serviços de saúde fazem das famílias vítimas duas vezes, do acidente e do desamparo.

Ninguém se cura de um grande trauma sozinho, nesse momento, a empresa não pode faltar com a responsabilidade de assistência e a vítima nunca deve hesitar em pedir ajuda.

Em suas palestras Vinicius Peralta mostra as consequências para a família de como os acidentes de trabalho afetam a vida de todos causando sequelas para o resto da vida. Conheça sua historia de vida


Nossos parceiros
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram