Todos e, especialmente aqueles que trabalham com eletricidade, precisam ter equipamento de proteção, conhecimento e treinamento para executar as tarefas sem se expor ao perigo.
Um acidente elétrico pode resultar em queda, incêndio e explosão, provocando desmaios, parada cardíaca e respiratória, além de queimaduras sérias.
Mesmo sendo considerados especialistas na área, até os eletricistas falham, são induzidos a erro ou surpreendidos com situações altamente perigosas.
Todo cuidado é pouco.
A legislação brasileira tem a norma regulamentadora NR-10, sobre segurança em instalações e serviços em eletricidade, como principal diretriz para a prevenção de acidentes elétricos.
Há também a NR-18, relacionada a condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção; e a NR-12 que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.
Mesmo assim continuamos tendo muitas vítimas de choque elétrico entre os trabalhadores.
Causas comuns de acidentes de trabalho com eletricidade
O acidente elétrico pode provocar consequências diversas. Em muitos casos, são acidentes graves com potencial de mutilar e matar.
O que acontece no organismo impactado por acidente elétrico:
Quais os tipos e consequências do acidente elétrico?
A morte por descarga elétrica é chamada de eletrocussão. Geralmente ocorre quando a pessoa é atingida por uma descarga elétrica atmosférica (raio) ou tem contato com rede de alta tensão. Mas pode acontecer também quando da exposição à rede de baixa voltagem, se potencializada por um condutor como a água.
A consequência do choque elétrico depende da intensidade da corrente elétrica e também do caminho que ela faz pelo corpo. Se atinge cérebro e coração os danos podem ser fatais.
Queimaduras de até terceiro grau, com consequências para os órgãos internos, também ocorrem dependendo da intensidade do choque elétrico.
Além disso, um choque pode provocar queda de altura, por isso a importância de usar equipamentos como o cinto de segurança.
Como agir em caso de choque elétrico?
Em suas palestras Severino Omena, Flavio Peralta e Leidner Sardinha mostram o resultado ao não atentarem para as regras de segurança no trabalho e hoje pagam um alto preço em suas vidas.
Fontes:
Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade)