A SIPAT é a “Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho” criada para aumentar a conscientização sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho.
A programação da SIPAT deve ocorrer dentro do horário de expediente de modo que todos os empregados possam participar, inclusive se o modelo de trabalho é remoto.
A ideia é unir toda a empresa em torno de uma programação inspiradora e educativa que oriente e estimule a adoção de boas práticas para evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
De acordo com a norma reguladora NR-5 do Ministério do Trabalho e da Previdência, a organização do evento é tarefa da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) composta por representantes dos colaboradores e dos empregadores.
Toda empresa com mais de 20 funcionários tem que constituir a CIPA. A comissão tem uma série de atribuições determinadas por lei, entre elas realizar a SIPAT uma vez por ano.
Em grandes companhias o grupo trabalha em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho).
Quando a empresa não tem o serviço, a CIPA pode buscar ajuda do departamento de Recursos Humanos e/ou assessoria de especialistas em segurança e saúde no trabalho para assegurar o cumprimento dos objetivos da SIPAT.
O que acontece durante a SIPAT?
A SIPAT nada mais é que uma semana inteira de capacitação e orientação para solucionar problemas que prejudicam a segurança, a saúde e o bem-estar no trabalho.
Os membros da CIPA identificam as prioridades ouvindo os empregados e gestores, observando o locais e as rotinas de trabalho. Desse modo conseguem criar o “mapa de risco da empresa”.
Conforme os temas escolhidos pela comissão, são definidos os formatos das atividades que melhor atendam às necessidades de cada público específico.
A SIPAT funciona bem quando conseguimos despertar o interesse e o comprometimento de colaboradores e gestores.
É o momento de ouvir atentamente quem tem dúvida e quem pode nos mostrar como trabalhar com mais segurança e a qualidade de vida. É quando estamos juntos no propósito de cuidar melhor de si e dos outros, pelo bem de todos.
Tenha claro os objetivos:
Fonte:
Ministério do Trabalho e Previdência
Leia outras matérias no nosso site clicando aqui