Conheça a historia de Shigueo Oda, e como o Acidente em Industria mudou sua vida. Em 1996, aos 19 anos, Shigueo Oda mudou-se do Brasil para residir no Japão para trabalhar. Foi contratado por uma empresa de fabricação de rolamentos, num setor que Shigueo considerava excelente para trabalhar (sem muito esforço). Fazia revezamento, uma semana para o turno da madrugada e outra semana para o turno do dia.
Num certo dia, um acidente de trabalho aconteceu. Trabalhou no turno da madrugada, foi para casa e deveria ter dormido durante o dia. Porém, optou por descansar somente por duas horas. Novamente entrou no turno de trabalho da madrugada e foi então que o acidente aconteceu.
Por hábito, toda vez que algo atrapalhasse a produção, os colaboradores não desligavam a máquina e faziam os ajustes com a máquina ligada.
A peça do rolamento ficou presa e Shigueo foi com sua mão direita retirar a peça, porém, sua mão ficou presa na prensa. Ele não conseguiu se soltar. Imediatamente apertou o botão para desligar a máquina. Não sabia como fazer o destrave. Foi necessário acionar seu supervisor e sofreu sanções por isso.
Além disso, tudo foi reportado numa reunião no dia seguinte, a polícia foi acionada para depoimento (para saber se colocaram a mão dele ou se foi algo causado por ele mesmo), a avaliação da empresa caiu. Sabia-se que qualquer tipo de ocorrências haveria uma penalização e Shigueo foi retirado desse setor e transferido para um outro, que exigia muito mais esforço. Permaneceu nessa empresa por 6 anos e nunca mais sofreu nenhum acidente de trabalho.
O relato de Shigueo é uma verdadeira aula de conscientização sobre o acidente em indústria. Esse tipo de situação pode mudar uma vida para sempre — e ele viveu isso na pele. Um simples descuido, associado à cultura do improviso dentro da linha de produção, resultou em um acidente em indústria com impactos físicos, psicológicos e profissionais.
O acidente em indústria relatado não foi apenas um caso isolado. Foi um alerta para todos os outros trabalhadores daquela fábrica, que passaram a ter mais atenção nos procedimentos. Muitas vezes, a repetição da tarefa leva ao descuido, o que pode culminar em um novo acidente em indústria.
Já no Brasil, como Fisioterapeuta, Shigueo sofreu um acidente de trânsito de trajeto, de moto, ao voltar do trabalho. Fraturou o osso do ombro, fez cirurgia, vivenciou a incapacidade para o trabalho, as fisioterapias e a colaboração da esposa para cuidar dele.
Em sua palestra narra ambos acidentes, o uso de EPIs, atenção, preparo para executar uma tarefa com segurança, atenção e treinamento. Além de focar na importância da qualidade de vida, ginástica laboral, alongamentos, estilo saudável.
Shigueo mostra que, muitas vezes, o que leva ao acidente em indústria não é falta de equipamento, mas sim o comportamento automático e a cultura do "dar um jeitinho". O acidente em indústria pode ser evitado com uma mudança simples de hábito, com pausas conscientes, comunicação clara e valorização da segurança como prioridade.
Ao escutar sua história, o público é impactado não apenas pelo relato, mas pela autenticidade. Ele viveu o que muitos apenas estudam: o acidente em indústria em seu formato mais real. Por isso, sua palestra se tornou referência quando o assunto é prevenção de acidente em indústria, sendo levada a empresas de todo o país que buscam promover a SIPAT de forma humana e transformadora.
Convidar Shigueo para sua SIPAT é investir diretamente na redução do risco de acidente em indústria. Afinal, cada colaborador conscientizado é uma engrenagem essencial na prevenção do próximo acidente em indústria.
Conheça os perigos do acidente em indústria
Vídeos Shigueo Oda:
ACIDENTE DE TRABALHO
https://youtu.be/uO4TZgucbSE
https://youtu.be/x5T0tEyYi0E
QUALIDADE DE VIDA E ERGONOMIA:
https://youtu.be/ZLVgtXGdh1s
https://youtu.be/4ot5HgNIFWQ
ACIDENTE DE TRÂNSITO:
https://youtu.be/YHIrPtChsZU
https://youtu.be/yF0UNvyIfao
https://youtu.be/tNTyneTlVbg
https://youtu.be/YHIrPtChsZU